terça-feira, 17 de novembro de 2015

PROGRAMA 222 - 21 DE NOVEMBRO DE 2015

ACOMPANHE NOSSA PROGRAMAÇÃO PELAS RÁDIOS EBC (EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO)

Você sabia que no dia 20 de novembro comemoramos o dia da Consciência Negra? No dia 20 de novembro de 1695 morreu Zumbi dos Palmares, que foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, e é até hoje o simbolo da resistência e força contra escravidão no Brasil. O dia da Morte desse guerreiro foi escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o dia da Consciência Negra. 

Rádio Mec Am Rio - 800 Khz - Sábados: 9h às 11h
Rádio Nacional De Brasília - 980 Khz - Domingos: 10h às 12h
Rádio Nacional Da Amazônia - 11.780 Khz e 6.180 Khz - Sábados: 13h
Rádio Am Do Alto Solimões - 670 Khz - Sábado: 13h


CAFÉ COM SOM




O Café com Som deste sábado vai celebrar o dia da Consciência Negra que é comemorado no dia 20 de Novembro. Vamos ouvir os ritmos das músicas africanas ao som de atabaque, berimbau, tambor e muito mais. Chegue pra perto do rádio, aumente o som e remexa o esqueleto com a turminha, Thales, Gabi e Rafa, do Café com Som. Viva Dag van Swart Bewussyn – Viva o dia da Consciência Negra. 

Seleção musical:

  • África  - Palavra Cantada - O Paulo Tatti e a Sandra Perez
  • ALLUNDE ALLUYA - Grupo Mawaca. - DP
  • OLUDUMARÈ - Antônio Nóbrega - Antônio Nóbrega e Wilson Freire
  • MÃE ÁFRICA - CHEIRO DE AMOR - Pavão e Marinho
  • Sansa Kroma - Grupo Mawaca - Grupo Mawaca
  • MARINHEIRO SÓ - Mestre Suassuna – DP
  • Negrinho do Pastoreio - Kleiton e Kledir - DP
  • ZUMBI DOS PALMARES  - Edson Gomes -  Edson Gomes
  • Kizomba,  A Festa da Raça - Emilio Santiago - Jonas, Rodolpho e Luís Carlos da Vila
  • NKOSI SIKELEL' IAFRIKA - Djavan e coral africano 





PIPOCONTOS



Nossa máquina de fazer histórias vai pipocontar duas belas histórias em homenagem ao dia da Consciência Negra. Fica coladinho no rádio para ouvir as histórias “Como surgiram as estrelas no céu!” Narrado por Aline Cântia e Chicó do Céu do cd “Contos de lá, nos cantos de cá” e ainda,  “É a jovem de bom coração” com Sandra Bitencourt e Babu Xavier do grupo Maria Farinha.



ÁLBUM DE FIGURINHAS


A figura carimbada do nosso Álbum de Figurinhas dessa semana é a Cia Cabelo da Maria! Os artistas fazem um trabalho de pesquisa procurando músicas folclóricas, cantos de trabalho e músicas afro-brasileiras. E quem vai contar detalhes sobre CIA Cabelo de Maria é a nossa amiga Fernanda Ribeiro.


CARRO-CÉU

MEC AM 800 - Sáb. 10h
 NACIONAL DE BRASILIA 980 -  Dom.11H

CARRO-CÉU de HISTÓRIAS

No dia 20 de novembro comemoramos o dia da Consciência Negra. Essa data foi escolhida porque foi o dia da morte do grande "Zumbi dos Palmares" que foi um dos maiores líderes negros, que lutou contra a escravidão no Brasil.





BOCA NO TROMBONE



Os apresentadores Jujuba e Ana Nogueira foram até a Creche Stella Maris na Ilha do Governador, para saber das crianças a resposta dessa charada: “É o que, é o que bate mais que tambor, nunca sai do trabalho e vive cheio de amor?” E ainda, desafiar a meninada num trava-língua no idioma Yourubá  que foi a língua falada por grande parte dos negros trazidos como escravos para o Brasil.
Será que você consegue não travar a língua? 

ORO MIMÁ, ORO MIMAIÓ, ORO MIMAIÓ, ABADÔ AIEIEÔ.



LIVRO VIVO



A escritora e pesquisadora Sônia Rosa deu uma aula de história do Brasil e deixou todos emocionados ao relatar os detalhes de como deu vida ao seu belíssimo livro “Quando a escrava Garcia escreveu uma carta”. O livro é baseado em uma verdadeira carta escrita por uma escrava no período colonial. 



PING PONG 


A atriz, produtora, bibliotecária, escritora e contadora de histórias, Pituka, vai bater um papo muito legal com os alunos Ketlen e Iago da Creche Stella Maris. E ainda, ela vai contar sobre sua história na Ilha da Marambaia onde foi criada. A Ilha da Marambaia é onde a Marinha do Brasil tem sua escola de Fuzileiros Navais e há muitos anos a ilha era usada para “engorda” dos negros trazidos da África, antes deles serem vendidos, mas, foi lá também, que muitos não aceitaram a escravidão e formaram um quilombo onde viveram livres!! 



TELEFONE DO TEMPO

Vamos viajar no “Telefone do Tempo” com o compositor, cantor, pesquisador da música popular brasileira, artista plástico, ator e escritor brasileiro, Nelson Sargento. Hoje com 91 anos de idade, Nelson vai relembrar, junto com o Carro-Céu, a música que gostava de ouvir quando ainda era moleque e voltar aos dias atuais para ouvir a música “1° de abril” de sua autoria. 


GÊNIO DA FLAUTA


Uma vovó que acha que sabe de tudo, e sua netinha chamada Pureza, começaram a discutir, sobre o ritmo carimbo. A jovem afirmava que Carimbó é o mesmo que forró, já a vovó tinha a convicção que carimbo, é diferente de forró. E você já sabe a resposta para essa dúvida? Pois bem, no programa desta semana o Gênio da Flauta, var esclarecer a questão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Contato

Entre em contato pelo telefone (21) 2117-6637 ou pelo e-mail estacaobrincadeira@gmail.com

Twitter