sábado, 24 de setembro de 2011

Programa 05 - Veiculado em 24/09/2011

Estacão 1 - 9h - Café de Som
  • Café com Som
O Café com Som desta edição comemorou o Dia Nacional do Rádio celebrado em 25 e setembro. A seleção começa com as apresentadoras mirins, Ana Luíza Silvestri e Beatriz Zeltzer fazendo uma viagem ao passado até o ano de 1936 que marcou a criação da MEC AM e da Rádio Nacional e também da gravação da música Cantoras do Rádio, de Braguinha, por Carmem e Aurora Miranda. De volta ao presente, elas tocam Rádio Maluca, do Zé Zuca que representa a primeira Estação a ser “construída” para a faixa infantil “Estação Brincadeira”. E como a Rádio MEC abre espaço para as crianças em sua programação desde 1945, elas aproveitam para divulgar o programa Blim, Blem, Blom, que Tim Rescala comanda, todo o sábado, ao meio-dia, pela MEC FM, com as crianças Lara, Vinícius e João Vitor. A música é Turma do Pererê, de Tim, em homenagem ao Ziraldo. Na sequencia a dupla carioca Glorinha e Renato com as canções Aguaceira e Sebastiana. Tem ainda, Canção de Amor ao Léo, que o cantor e compositor Lúcio Sanfilippo dedicou ao filho. Antes de encerrar, um pot-pourri com músicas que citam o rádio.  A seleção termina com Seu Aniversário, de Zé Zuca. Afinal é preciso celebrar.  É o Dia Nacional do Rádio e 75 anos da MEC AM e da Rádio Nacional!

Músicas:
. Cantoras do Rádio, com Carmem e Aurora Miranda e a Orquestra Odeon, de Braguinha;
. Rádio Maluca, Zé Zuca, do CD Zé Zuca e a Rádio Maluca;
. Turma do Pererê, com Maurício Tizumba, de Tim Rescala;
. Aguaceira, Glorinha e Renato, do CD Cantos Eco-Lógicos;
. Sebastiana, Glorinha e Renato, do CD Giramundo;
. Canção de Amor ao Leo, de Lúcio Sanfilippo;
. Pot-Pourrit: Do Outro lado do Rádio, Daniel; Mesmo que seja eu, Erasmo Carlos; Blá, Blá, Blá, Lobão; Sonífera Ilha, Titãs; Bom Tempo, de Chico Buarque;
. Seu Aniversário, do Zé Zuca, Todas as Festas.
  • PipoContos
A máquina PipoContos garimpou no acervo da MEC AM e achou...ACREDITEM... o poema Infância, de Carlos Drummond de Andrade, interpretado por ele mesmo. Tem ainda o clássico da literatura brasileira, Festa no Céu, de Luís da Câmara Cascudo, adaptada por Marcus Jardym, com música de Leão Liebovich e Alfredo Galhões, com narração de Guilherme Briggs.
  • Álbum de Figurinhas
Antes de desembarcar da primeira Estação, a criançada  “colou” o cromo da Bia Bredan, no Álbum de Figurinhas. Bia foi uma das redatoras da série Vamos Brincar, que a MEC AM veiculou em 1985, e que recebeu o Prêmio Ondas de Barcelona.
  • Siricutico
    com Sandra Peres e Paulo, da Palavra Cantada
O programa faz uma viagem no tempo, até o ano de 1937 para ouvir a marchinha Lig,Lig,Lig, Lé, de Paulo Barbosa e Osvaldo Santiago.

Estação 2 – 10h - Carro-Céu de Histórias e Brincadeiras
  • Aventuras do Carro-Céu
Nesta edição o Carro-Céu de Histórias teve a uma importante missão: impedir que o Dr. Malvadeza ponha fim a Rádio MEC. Ana Nogueira, Jujuba e toda a tripulação voltam ao passado para a época em que o rádio foi criado por Edgar Roquette-Pinto.
  • Ping-Pong
A participação do professor, músico e compositor pernambucano, Fábio Campelo, no Ping-Pong. A festa continua com muitas adivinhações, brincadeiras e dicas culturais.
  • O que você vai ser?
No quadro O que você vai ser? A professora, Carmem Roquette-Pinto, filha do pioneiro do rádio, fala sobre a sua infância e do veículo de comunicação que aprendeu a admirar desde pequena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Contato

Entre em contato pelo telefone (21) 2117-6637 ou pelo e-mail estacaobrincadeira@gmail.com

Twitter