sábado, 22 de outubro de 2011

Programa 09 - Veiculado em 22/10/2011

Estação 1 - 9h - Café com Som
  •     Café com Som
O Café com Som desta esdição abre espaço para os artistas Caique Botkay, Cia Cabelo de Maria, Cláudio Levitan e Grupo Pererê, apresentarem seus trabalhos em dose dupla. Serão duas músicas de cada um deles para que a garotada possa curtir em dobro o trabalho desses artistas.

Músicas:
.Eco e Passarinho no Sapé, de Beto Coimbra e Caique Botkay, baseadas na obra de Cecília Meirelles;
.Imbalança, de Zé Ramalho e Luiz Gonzaga, com a Cia Cabelo de Maria;
.São João do Carneirinho, de Luiz Gonzaga, com a Cia Cabelo de Maria;
.A Rua Encantada e Pé de Pilão, de Cláudio Levitan, baseada na obra de Mario Quintana;
.Curupira e Saci Pererê, com o Grupo Pererê;
.Hollywood, de Chico Buarque e Vinicius de Moraes, com Carlos Navas.

  •     PipoContos
A PipoContos vem com uma adaptação do clássico Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm, na versão Os Quatro Heróis, de João de Barro musicada por Radamés Gnatalli. Tem ainda O Decreto Libertador, baseado na pesquisa de Luís da Câmara Cascudo. Com narração de Simone Moraes e elenco do Teatro Disquinho Addaf.
  •     Álbum de Figurinhas
Já no Álbum de Figurinhas destaca o Grupo Pererê formado por Maíra Simões, Luciana Catarina e Renato Murakamique. O grupo nasceu em 2007 com o Projeto "Contando e Cantando Histórias" .
Conheça o trabalho do Grupo Pererê no site http://www.grupoperere.com.br/

  •     Siricutico
        com Sandra Peres e Paulo Tatit, da Palavra Cantada
A música em destaque é Lá em Casa, com Sandra Peres, de domínio público.

Estação Brincadeira 2 – Carro-Céu de Histórias e Brincadeira

  •     Aventuras do Carro-Céu
As aventuras do Carro-Céu vai até o Tocantins onde o Dr. Malvadeza quer provocar um terremoto através da absorção de energia solar extraída do girassol. Jujuba, Ana Nogueira e a Turma do Carro-Céu vão fazer de tudo para impedir o vilão.
  •     Ping-Pong
O Ping-Pong, desta semana é com Maria Gomide e Beto Lemos, do grupo Carroça de Mamulengo, uma família que atravessa o país levando músicas e brincadeiras.
  •     O que você vai ser?
  A criançada vai se encantar com as atividades da profissão de um mágico. E quem revela todos os segredos é o mágico Gerardi Pereira.

sábado, 15 de outubro de 2011

Programa 08 - Veiculado em 15/10/2011

Estação 1 - 9h - Café com Som
  • Café com Som
Os professores são os grandes homenageados desta edição. O Café com Som destaca a canção Professora Esperança, de Zé Zuca. Tem ainda O Caderno, de Toquinho e Vinícius e Emprego, de José Paulo Paes e Madan e muitas outras canções.

Músicas:
.Criança eu Sou, de Jujuba, com Jujuba e Ana Nogueira;
.O Caderno, de Toquinho e Vinícius;
.Suíte dos Quatro Elementos: Água, Fogo, Terra e Ar, de Rodolfo Stroeter e Edgar Poças, com a Grupo Amaranto, CD Amaranto Três Pontes;
.O Coelho, de Luis Nicolau, CD Fazendo Amigos na Fazenda;
.A Galinha D`Angola, de Toquinho e Vinícius de Moraes, com Ney Matogrosso;
.Ratinho Tomando Banho, de Hélio Ziskind, com Hélio Ziskind;
.Emprego, de José Paulo Paes e Madan, com Madan, CD Brincando com as Palavras;
.Professor Esperança, de Zé Zuca, com Zé Zuca, CD Todas as Festas.
  • PipoContos
A PipoContos “invade” um dos ambientes preferidos destes profissionais, a Biblioteca. Com a história Uma Graça de Traça, de Carlos Urbim. Direção de Denize Barella e a trilha executada pelo grupo gaúcho Cuidado que Mancha.
  • Álbum de Figurinhas
A Cecília Cavalieri França é educadora musical (Ph.D pela University of London, 1998) especialista na iniciação musical de crianças é o nosso cromo dessa semana no Álbum de Figurinhas. Cecília é professora e pesquisadora da Escola de Música da UFMG, autora de livros e Cds para educação musical. Sua produção artística e acadêmica é reconhecida e respeitada por educadores do circuito nacional e internacional.
  • Siricutico
    com Sandra Peres e Paulo Tatit, da Palavra Cantada
O Siricutico destaca uma canção tribal, cantada por crianças africanas, do Senegal. E, em seguida tocam a música África, de Sandra Peres e Paulo Tatit, com Arnaldo Antunes.

Estação Brincadeira 2 – Carro-Céu de Histórias

  • Aventuras do Carro-Céu
A segunda estação chega recheada de aventuras. Nesta edição a Turma do Carro-Céu de Histórias vai salvar a cidade do Rio de Janeiro de uma invasão de piratas franceses. Para isto eles contarão com a ajuda, acreditem, da estátua do cacique Araribóia.
  • O que você vai ser?
O quadro destaca a profissão de professor. Representando a classe, a professora Silvânia Fonseca. Quem conversa com ela são os alunos das Escola Municipal Tiradentes, juntamente com Jujuba e Ana Nogueira.

sábado, 8 de outubro de 2011

Programa 07 - Veiculado em 08/10/2011

Estação 1 - 9h - Café com Som

  • Café com Som
O Café com Som preparou uma seleção musical especial, para comemorar o Dia das Crianças, com canções que vão alegrar a garotada e colocar todo mundo para cantar e dançar. Entre elas: Deveres e Direitos, de Toquinho, Toda Criança Quer, de Paulo Tatit e Sandra Peres e Crianças da Terra, de Zé Zuca, feita exclusivamente para a data.

Músicas:

.Sorriso de Criança, do CD Natureza em Canto, do Rubinho do Vale e Cláudia Duarte;
.Deveres e Direitos, do Toquinho;
.Toda a Criança Quer, CD Pé com Pé, da Palavra Cantada;
.Comer, comer, com Genghis Kan;
.A Casa, com Capital Inicial;
.A Natureza, de Sidney Mattos;
.Canções da Brincadeira II, Rubinho do Vale.

  • PipoContos
A máquina de fazer histórias PipoContos traz um clássico da literatura mundial: Os Três Porquinhos , adaptado por Marcus Jardym. Música de Leão Leibovich e Alfredo Galhões e narração: Lina Rossanada. E também, os poemas Ser Criança, de Sônia Mamede e o inédito Gosto de Brincar, escrito pelo apresentador mirim do programa, Luiz Eduardo Moreira.
  • Álbum de Figurinhas
A figurinha da vez é Rodney Mariano de Faria, ou simplesmente, Mariano. O artista nasceu em São Luís do Maranhão e começou brincando de ser músico, aos 4 anos de idade. Trabalhou na Rádio Ribamar em São Luíz do Maranhão e tirou em quarto lugar com a música Sonho e Cantoria com a parceria dele com Sebastião Carnege e Rogério Araújo no Festival Universitário. Já compós para Elba Ramalho, Rogério do Maranhão, Zé Zuca e outros. Cursou Villa-Lobos e musicou várias peças infantis, mas a grande escola foi tocar na noite. Mariano, hoje, é co-apresentador junto com o Zé Zuca, na Rádio Maluca.
  • Siricutico
    com Sandra Peres e Paulo Tatit, da Palavra Cantada
O destaque é a canção Alecrim, do folclore português, cantada por três cantoras, uma de cada geração, por Dona Lina, Sandra Peres e Dora Mendonça.

Estação 2 – Carro-Céu de Histórias e Brincadeiras

  • Aventura do Carro-Céu
No capítulo desta edição do Carro-Céu de Histórias, as crianças serão hipnotizadas pelo mais novo invento do Dr. Malvadeza e passarão a falar os maiores “palavrões”. Os maiores mesmo! Como hipopotomonstrosesquipedaliofobia e outros tão grandes quanto este.
  • Ping-Pong
No Ping-Pong uma entrevista Vinícius Castro é cantor e compositor recifense radicado no Rio de Janeiro e ex-morador de Campinas e Curitiba. Seu disco de estréia, “Jogo de Palavras” (2010), recebeu vários elogios da crítica especializada.

Vinícius teve
suas músicas incluídas no repertório de diversos cantores e cantoras, dentre os quais destacam-se o cantor e acordeonista Marcelo Caldi, as cantoras Maíra Martins, Aline Paes, Dani Calazans e Luiza Borges. Foi também finalista de dois festivais nacionais com sua canção “Casa ao Revés” no ano de 2008.

sábado, 1 de outubro de 2011

Programa 06 - Veiculado em 1º/10/2011

Estação 1 - 9h - Café com Som

  • Café com Som
Nesta edição, as canções Magia Universal, de Elza Maria, sobre as inúmeras coincidências que existem com o número 7 e Borogodó, de Bia Bedran,  composta a partir dos diversos adjetivos que as crianças pequenas recebem e muitas outras.

Músicas:
.Pedro e a Pedra, do CD Alegria, do Hamilton Catette;
.Dorme Nenén, CD Tô Brincando, do Luís Perequê;
.Tem Gente, CD Jacaré Espaçonave do Céu, do Zé Zuca;
.Pirata e Princesa, do CD Carnaval, da Palavra Cantada;
.Magia Universal, do CD “Umbigo, da Elza Maria;
.Sítio do Pica-Pau Amarelo, CD Cantando o Sete, do BeBossa Kids;
.Festa no Céu, do CD Álbum de Figurinhas, com Duo Rodapião.

  • PipoContos
A máquina PipoContos apresenta um conto da literatura francesa chamado O Par de Sapatos. Uma linda história de amor vivida por Tina e Nicolau, extraída do livro Contos da Rua Brocá, de Pierre Gripare. A adaptação é de Renata Mattar e Giba Pedroza. Que também interpretam o lendário conto Nasrudin. Um personagem milenar, metade homem, metade história, metade verdade, metade imaginação do povo.
  • Álbum de Figurinhas
    O poeta, compositor, violeiro e cantador Luís Perequê é o homenageado do Álbum de Figurinhas desta edição.
    Nascido e criado em um dos últimos grandes redutos de Mata Atlântica, entre o mar e a serra do mar, na região de Paraty, sul do estado do Rio de Janeiro, Luis Perequê é considerado atualmente o principal interlocutor da Cultura Caiçara.

    • Siricutico
      com Sandra Peres e Paulo Tatit, da Palavra Cantada
    Calhambeque, com Roberto Carlos. A história de um carro que fez muito mais sucesso que um cadilac.

    Estação 2 – Carro-Céu de Histórias e Brincadeiras

    • Aventuras do Carro-Céu
    Nesta edição o Carro-Céu de Histórias vai ao Rio Grande do Sul para investigar porque o chimarrão ficou com gosto de goiabada com queijo. E mais uma vez nossos heróis Jujuba e Ana Nogueira e toda a tripulação do Carro-céu vão investigar esse chamado e será que o Malvadeza estará por trás disso?
    • Ping-Pong
    No Ping-Pong o multi-instrumentista, escritor, contador de histórias e educador, Joaquim de Paula é entrevistado pelos alunos da Escola Municipal Tiradentes.
    • O que você vai ser?
    Descubra tudo sobre o que faz um arquiteto com Bia Slaib.

    Seguidores

    Contato

    Entre em contato pelo telefone (21) 2117-6637 ou pelo e-mail estacaobrincadeira@gmail.com

    Twitter